Bairro Nova Ilha ou Jesus Misericordioso? Nome da "Klintolândia" ficou para ser definido até quinta-feira

Conjunto KL
Ainda não foi dessa vez que representantes dos moradores e do Movimento Jesus Misericordioso, da Igreja Católica, chegaram a um acordo sobre o nome do novo bairro da cidade, que devido não ter uma denominação passou a ser chamado de “Klintolândia”, numa referência ao empresário Klinter Luiz, proprietário da KL Construções e Serviços mobiliários, responsável pela construção dos imóveis residenciais naquela área.

Depois de discutido internamente com os moradores do referido bairro, o assunto chegou ao plenário da Câmara Municipal de Areia Branca na manhã de ontem, 29, durante a última sessão ordinária do mês de fevereiro.

Não havendo matérias na pauta de votação, o presidente da Casa, vereador Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PSB), abriu espaço para discussão e ouvir sugestões dos moradores e dos representantes do movimento ligado à Igreja Católica, sobre o nome do novo bairro.

Facultada a palavra ao advogado Lauro Luiz do Vale, que representou os moradores do bairro, ele disse que em reuniões realizadas nos dias 20 e 28 de fevereiro os moradores deliberarem sobre o nome do bairro, sendo que entre as sugestões o escolhido por meio de votação foi Bairro Nova Ilha.”Os moradores levaram em consideram o fato de nas contas de água e luz já constarem o endereço como sendo Bairro Ilha”, justificou.

Ele informou que na tentativa de solucionar os problemas do bairro, foi criado um Conselho Comunitário formado pelos seguintes moradores: Lauro do Vale, Presidente; Eulália Medeiros, Vice-presidente; Antônio Cidenir, 1º Secretário; e Kleberson Severiano, Conselheiro.

Lauro Vale, presidente do Conselho dos Moradores, convocará nova reunião (Foto: Erivan Silva) 
Ainda de acordo com Lauro Vale, entre os nomes colocados como opção, estava Jesus Misericordioso, mas a maioria dos moradores achou por bem colocar o nome de Nova Ilha, já que no bairro está sendo construído um santuário e uma praça que já recebem o nome de Jesus Misericordioso.

Na sequência dos trabalhos, o presidente “Netinho Cunha” concedeu a palavra à empresária Graça Oliveira, representante do Movimento Jesus Misericordioso, que por sua vez defendeu a manutenção do nome Bairro Jesus Misericordioso, como o movimento já havia proposto há pelo menos dois anos atrás, por meio de uma proposição entregue aos vereadores, mas que, no entanto, não foi votada.

Concluindo, Graça Oliveira afirmou que o movimento não irá baixar a cabeça, e assim como os moradores querem outro nome, as pessoas que fazem o movimento também gostariam que o bairro fosse denominado de Jesus Misericordioso, em homenagem ao santuário.

Nome de consenso 

O assunto fomentou uma ampla discussão e para evitar polêmicas e acirramento de ânimos, o presidente da Câmara, “Netinho Cunha”, sugeriu que o Conselho e os moradores se reunissem com os representantes do Movimento Jesus Misericordioso e entrassem num entendimento para que seja escolhido um nome de consenso.
"Netinho Cunha" sugere que seja escolhido um nome de consenso (Foto: Erivan Silva)
O presidente solicitou ainda, que essa reunião seja realizada o mais rápido possível, uma vez que a discussão sobre o nome do bairro já se prolongou demais e os moradores não podem continuar sendo penalizados. “Esperamos que até a sessão da próxima quinta-feira já possamos votar o projeto de lei com a denominação definitiva do bairro”, concluiu “Netinho Cunha”.


Na reunião que será convocada pelo presidente do Conselho dos Moradores, Lauro Vale, estarão em discussão os nomes escolhidos pelos moradores (Bairro Nova Ilha) e pelo Movimento da Igreja (Bairro Jesus Misericordioso) e ainda outros sugeridos pelos vereadores presentes na sessão ordinária de ontem, como por exemplo Ilha de Bom Jesus, Ilha da Misericórdia, Bairro da Misericórdia, entre outros.

Fonte: Costa Branca News

Arquivo